Um estudo realizado pela firma PriceWaterhouseCoopers (PwC), informou que a Jornada Mundial da Juventude realizada em agosto em Madri (Espanha), significou um ingresso de 476 milhões de dólares, dos quais 37 milhões ingressaram ao Estado pelo conceito do Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA).

Segundo o relatório apresentado nesta quarta-feira, 30 de novembro, 90 por cento dos 476 milhões ficaram em Madri e o resto se dividiu entre as cidades que participaram do evento “Dias nas Dioceses”, realizado como preparação para a JMJ.

Os setores mais beneficiados foram hotelaria, o comércio varejista e o transporte terrestre. Além disto, a JMJ permitiu a criação de 4.589 empregos, 2.894 deles em Madri.

A PwC fundamentou seus cálculos no gasto direto realizado pela organização da JMJ e em cifras provenientes da contabilidade autonômica e nacional através do Instituto de Estatística da Comunidade de Madri e o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Do mesmo modo, informou-se que a JMJ terá um efeito positivo no longo e médio prazo na Espanha, pois 78,2 por cento dos estrangeiros nunca tinham visitado a Espanha e após o evento, 89,6 por cento deles manifestou sua intenção de voltar ao país europeu no futuro.

Além disso, o relatório indicou que todas as administrações públicas ficaram satisfeitas pelo êxito deste evento e "pela capacidade organizativa do país em segurança, atenção médica, logística, transporte, etc.; pela colaboração entre as diferentes administrações públicas e o setor privado; e para nossa projeção internacional".

Por sua parte, os fornecedores elogiaram as condições de prestação de serviços, o processo de pagamento de faturas e a facilidade de trato com a organização.

Segundo os organizadores da JMJ, de 16 a 21 de agosto participaram dos eventos mais multitudinários um público estimado de 1,3 a 1,5 milhões de pessoas; dos quais mais de 470.000 eram estrangeiros.

Também estiveram presentes 840 bispos e cardeais, e 4.935 jornalistas acreditados.

Para mais informação (em espanhol), visite:  http://www.archiMadri.es/