O Arcebispo de Cidade do México (México), Cardeal Norberto Rivera, destacou a importância que terá a visita do Papa Bento XVI ao país, pois chegará para fortalecer os valores fundamentais, como o respeito à vida, para que os mexicanos possam combater a violência que golpeia a nação.

"Fortalecer-nos nos valores fundamentais, essa é a tarefa do Papa e acredito que a isso virá expressamente ao México em um momento oportuno, necessário", afirmou o Cardeal em declarações a Impacto TV.

Na entrevista, difundida esta segunda-feira pelo Sistema Informativo da Arquidiocese do México, o Cardeal assinalou que não fala só de valores religiosos nem da preeminência de uma ou outra religião, mas sim de que "todos e cada um ponhamos o que nos corresponde para que o México mude, porque se não este o México se torna uma casa muito difícil de habitar e é preciso sair fugindo a outros países, tendo este tão formoso".

O purpurado disse que "a violência não explora no México como por passe de mágica", mas apareceu pouco a pouco devido à perda de valores nos lares, por isso chamou as famílias e a todas as confissões religiosas a preocupar-se "por semear esses valores: a malha social se vai desfazendo e precisamos fortalecê-lo com valores realmente autêntico, que façam possível a convivência humana".

Indicou que nesta tarefa assume um papel importante a educação religiosa, que deve abrir-se a escolas privadas e públicas.

O Cardeal Rivera também chamou as autoridades a contribuírem com a pacificação do país cumprindo com os trabalhos para as quais foram escolhidos.