Organizado pelo Pontifício Conselho “Justiça e Paz” e a Comissão Internacional da Pastoral Penitenciária Católica (ICCPPC) inaugurou nesta manhã o Seminário sobre os Direitos humanos dos Prisioneiros, que conta com a participação de 80 especialistas e capelães procedentes de 20 países dos cinco continentes.

O Cardeal Renato Martino, presidente do dicastério, presidiu a cerimônia de inauguração; e esteve acompanhado do diretor do departamento Treaty Affairs no Departamento das Nações Unidas sobre as Drogas e o Crime, Ugo Vetere, quem falou sobre o tema “Respeitar os direitos humanos dos presos: um desafio global”.

Do mesmo modo, realizou-se uma mesa redonda dedicada ao tema “Estão em perigo os direitos humanos dos presos?”, em que tomaram parte, entre outros, o Bispo de Urgell (Espanha), Dom. Joan Entic Vives Sicilia; a presidenta do Comitê do Conselho da Europa para a prevenção da tortura e dos tratamentos ou penas desumanas ou degradantes, Silvia Casale; o diretor do setor Prevenção do Terrorismo das Nações Unidas em Viena e ex-inspetor geral de prisões na França, Jean-Paul Laborde; e a secretária geral de Penal Reform International, Vivien Stern.

Amanhã, o Cardeal Darío Castrillón Hoyos, prefeito da Congregação para o Clero, abordará o tema “Respeitar a dignidade de todo ser humano. Descobrir o rosto de Cristo em todo ser humano”; e o presidente de ICCPPC, Christian Kuhn, falará sobre “Pastoral penitenciária: a missão da Igreja”.

Mais adiante haverá uma mesa redonda em que participarão agentes da pastoral penitenciária de cinco países. O Seminário concluirá com uma concelebração eucarística na prisão romana de Regina Coeli.