O Papa Bento XVI expressou seu pesar pelo assassinato de uma religiosa croata e um missionário italiano ocorrido no domingo passado 27 de novembro na localidade de Ngozi no Burundi (África).

Em uma mensagem enviada ao Bispo de Ngozi e assinada pelo Secretário de estado Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone, o Santo Padre expressa sua proximidade e solidariedade depois do assassinato da religiosa croata Lukrecija Mamic, das Servas da Caridade, e o missionário italiano Francesco Bazzani da associação Ascom de Legnano.

O Santo Padre elevou suas orações pelos falecidos e por quantos "foram golpeados por estas mortes brutais" perpetradas por dois homens armados que ademais deixaram outra religiosa ferida.

Conforme informa a agência vaticano Fides, o Papa "comovido" expressa "suas sinceras condolências e pede a Deus, Pai de toda misericórdia, que acolha em seu Reino a estes defuntos que consagraram suas vidas ao serviço dos doentes e dos pobres".

Bento XVI invoca também "coragem e esperança" para a irmã Carla Lucia Brienza, a religiosa que foi ferida, "para que supere esta prova".

Em entrevista concedida à agência MISNA, o sacerdote Michele Tognazzi, missionário fidei donum explicou que os criminosos assassinaram a religiosa Lukrecija Mamic no assalto à sua casa. Irmã Carla e Francesco foram seqüestrados e posteriormente atacados.

O Padre Tognazzi, explicou que "Francesco foi assassinado a queima roupa e em troca, Irmã Carla conseguiu mover com as mãos o canhão do fuzil que apontava a ele". A religiosa teve que ser operada e se recupera favoravelmente.

As vítimas trabalhavam em um hospital de Kiremba financiado pela diocese italiana de Brescia.