Por ocasião da "Jornada para a Custódia do Criador" que se celebra em homenagem ao 32º aniversário da proclamação de São Francisco de Assis padroeiro da ecologia, o Papa Bento XVI recebeu em audiência a alguns escolar e estudantes os quais exortou a "serem custódios da criação".

Na Sala Paulo VI, Bento XVI recebeu alguns jovens italianos do projeto da fundação Irmã Natureza de Assis.

Ao evento também assistiram o Presidente Honorífico da fundação, Cardeal Oscar Andrés Rodríguez Maradiaga, e o Presidente, Roberto Leoni.

"Hoje, mais que nunca, nos parece claro que o respeito pelo ambiente não pode deixar de lado o reconhecimento do valor da pessoa humana e da sua inviolabilidade, em todas as fases da vida e em todas as condições. O respeito pelo ser humano e o respeito pela natureza são um coisa só, mas ambos podem crescer e ter a justa medida se respeitamos na criação humana e na natureza o Criador e a sua criação", afirmou Bento XVI e disse aos jovens que está "certo de encontrar em vós aliados, verdadeiros "guardiães da vida e da criação"".

O Santo Padre explicou que a Igreja está em consonância com a investigação e os avanços científicos, sem esquecer jamais "a marca do Criador em toda a criação, pois assim “se compreende melhor a nossa verdadeira e profunda identidade humana".

Além disso, animou aos jovens a dirigir seus talentos pessoais para uma profissão que procure o respeito pelo meio ambiente, e afirmou que o homem ao esquecer de colaborar com Deus em seu trabalho, corre o risco de converter-se em um agressor da criação, e portanto de si mesmo.

O Santo Padre também sublinhou a importância da educação no campo da ecologia, e indicou que não existe um bom futuro para a humanidade "se não nos educarmos todos em um estilo de vida mais responsável com a criação".

Finalmente, explicou que na família e na escola surge o respeito pela natureza, e confiou na intercessão de São Francisco de Assis a custódia deste dom precioso.

Neste tempo de Advento, confiem na Virgem Maria, "ela nos acompanha e nos guia a reconhecer em Cristo o centro do cosmos, a luz que ilumina a todos os homens e todas as criaturas", concluiu.