Segundo informou o site da arquidiocese do Rio, as dioceses do Estado do Rio de Janeiro que compõem o Regional Leste I da CNBB estiveram reunidas para a 10ª Assembleia Pastoral na última sexta-feira, 25 de novembro, no Centro de Estudos do Sumaré. Participaram do encontro os bispos diocesanos, auxiliares e eméritos, presbíteros e leigos que são assessores das diversas pastorais e representantes do Setor Juventude das dioceses.

Essa foi a primeira Assembleia Pastoral da presidência de Dom Orani João Tempesta no Regional. Segundo o Arcebispo do Rio, a reunião é importante para a articulação das dioceses e pastorais, que a cada ano escolhem um tema de seu interesse para reflexão, depois cada um dos segmentos participantes aplicam o conteúdo segundo suas necessidades.

“O importante é criar vínculos entre as dioceses e delas com o Regional, entre as pastorais, e, juntos, assumirmos alguns desafios que sejam importantes para a Igreja no Estado do Rio de Janeiro”, explicou Dom Orani.

A Assembleia Pastoral refletiu sobre as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora (DGAE) da Igreja no Brasil (2011-2015) e sobre o tema do sínodo para bispos de 2012, A Nova Evangelização para a transmissão da fé cristã.

O primeiro a falar foi o Padre Marcos Berjarano, da diocese de Duque de Caxias. Ele explicou os principais pontos da DGAE e destacou as principais urgências na ação evangelizadora, apontadas nas diretrizes: a Igreja em permanente estado de missão, a iniciação à vida cristã, a animação bíblica da vida e da pastoral, a Igreja comunidade de comunidades e a serviço da vida plena para todos.

Em seguida, o Bispo de Nova Iguaçu, Dom Luciano Bergamin, explicou o que é a Nova Evangelização e apresentou aos participantes a estrutura do documento preparatório do Sínodo.

“ O documento nos leva a refletir sobre como colocar os grandes temas da nossa fé cristã para a humanidade de hoje, que vive os seus desafios próprios, que são diferentes dos de séculos passados. Não podemos apenas repetir fórmulas, palavras que nem são entendidas pelo homem de hoje, quando muitos são descrentes e acham que Deus não é necessário”.

“O documento mostra que certamente iremos falar pela palavra, mas sobretudo falaremos pelo testemunho que daremos”, destacou Dom Bergamin.

Jornada Mundial da Juventude

Após a plenária dos grupos de trabalho, a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que será realizada na cidade do Rio de Janeiro em 2013, com a presença do Papa Bento XVI, foi apresentada à Assembleia pelo Padre Jefferson Gonçalves, que coordena a equipe responsável pela realização das pré-jornadas.

O Sacerdote apresentou a estrutura que está sendo desenvolvida para a realização da JMJ RIO2013 e esclareceu dúvidas dos bispos e agentes do Setor Juventude do Estado do Rio de Janeiro.

— A Jornada é um momento de animação da ação evangelizadora junto à juventude. Não é um único projeto, pois a ação evangelizadora junto aos jovens não se restringe às jornadas, envolve ações em nível paroquial, diocesano e nacional. Necessita de uma grande capacidade de articulação, porque vivemos num mundo globalizado e na cultura desse mundo está inserida a juventude, frisou Padre Jefferson.