O Papa Bento XVI nomeou como novo Núncio na Irlanda Dom Charles John Brown, depois de vários meses nos quais esse país europeu esteve sem um representante pontifício porque o anterior foi chamado pela Santa Sé para consultas.

Em julho deste ano o Vaticano chamou a consulta o então Núncio Giuseppe Leanza, depois de divulgado o chamado "Relatório Cloyne" e logo dos ataques do primeiro-ministro irlandês, Enda Kenny contra o Vaticano, que acusou falsamente Santa Sé de animar os bispos do país a impedir as investigações sobre abusos sexuais por parte de membros do clero.

O Vaticano respondeu oficialmente à Irlanda em 3 de setembro, explicando que nunca se obstaculizou as investigações sobre os mencionados casos e detalhando cada um dos passos que se deram para enfrentar com firmeza essa situação no país.

A nomeação do Dom Brown realizou-se no dia 26 de novembro, 23 dias depois que a Irlanda anunciasse o fechamento de sua embaixada ante a Santa Sé por "razões econômicas".

Depois desse anuncio de 3 de novembro, o porta-voz vaticano, Pe. Federico Lombardi, explicou que esta medida não afeta as relações diplomáticas entre ambos estados.

Dom Brown nasceu em 1959 em Nova Iorque (Estados Unidos). Foi ordenado sacerdote em 1989. Realizou estudos de História e Teologia nas universidades do Notre Dame (EUA), Oxford (Inglaterra), Toronto (Canadá) e o Pontifício Ateneu São Anselmo (Roma).

Desde 1989 a 1991, foi vigário paroquial na paróquia de São Brendan, no bairro do Bronx (Nova Iorque).

Desde 1994 foi oficial na Congregação para a Doutrina da Fé. Em 2000, foi nomeado capelão de Sua Santidade, e em 2009, secretário anexo da Comissão Teológica Internacional.