Ao receber esta manhã ao presidente do Conselho de ministros do Líbano, Najib Mikati, o Papa Bento XVI alentou o processo de paz e reconciliação na Síria e em toda a região do Oriente Médio.

Conforme assinala um comunicado do escritório de imprensa da Santa Sé, no cordial encontro entre o Papa e o mandatário libanês "pôs-se de relevo o papel do Líbano em sua região geográfica e em todo mundo, e a vocação dessa nação de oferecer uma mensagem de liberdade e de convivência respeitosa entre as diversas comunidades cristãs e muçulmanas que a compõem".

"Deste modo, se manifestou o desejo de uma maior estabilidade política e de que a colaboração e o diálogo entre os diversos responsáveis pela vida social e institucional sejam mais proveitosos para poder responder com eficácia aos desafios expostos ao país tanto no âmbito interno como internacional.".

No diálogo também se tratou a situação do Oriente Médio, "abordando também a delicada situação da Síria", aonde seguem os protestos contra o regime e os enfrentamentos entre os manifestantes e as forças da ordem.

Sobre este tema, explica o comunicado, "reafirmou-se a urgência do compromisso de todos para obter uma convivência pacífica, apoiada na justiça, na reconciliação e no respeito da dignidade da pessoa e de seus direitos inalienáveis".

Por último, afirma o comunicado, "recordou-se a contribuição fundamental que podem dar neste âmbito os cristãos, chamados a serem artífices de concórdia e paz, e cuja permanência é essencial para o bem da região".

Mikati se reuniu logo com o Cardeal Tarcisio Bertone, Secretário de estado, acompanhado pelo Arcebispo Dominique Mamberti, secretário para as Relações com os Estados.