A Orquestra Sinfônica do Principado de Asturias oferecerá um concerto na Sala Nervi do Vaticano no sábado 26 de novembro para o Papa Bento XVI, com um repertório dedicado à Espanha.

Conforme informou a agência EFE, a orquestra está composta por 80 professores de vários países da União Européia, Rússia, Estados Unidos, América Latina e Ásia. Além disso, será a primeira sinfônica espanhola de titularidade pública que atuará na emblemática Sala Nervi.

O diretor da orquestra, o chileno Maximiano Valdés, quem cumprirá diante o Santo Padre um de seus maiores sonhos antes de deixar a direção da orquestra que lidera há 16 anos, assegurou que o evento será uma experiência "maravilhosa e irrepetível".

O repertório incluirá "Dom Juan", de Strauss, "O chapéu de três picos" do M. Falla e uma peça do Albéniz; além do "Capricho espanhol" de Rimsky-Korsakov.

"O próprio Vaticano escolheu o programa sob a supervisão do Bento XVI", explica o diretor.

O concerto conta com o apoio do Instituto Nacional das Artes Cênicas e da Música e a colaboração da Fundação María Cristina Masaveu Peterson.

A Sala Nervi

O Papa Paulo VI foi quem inaugurou em 1971 esta Sala de Audiências do Vaticano, por isso seu nome oficial é Sala Paulo VI, embora popularmente seja conhecida como Sala Nervi, já que é obra do arquiteto italiano Pier Luigi Nervi.

A sala contém uma escultura de bronze do artista italiano Pericle Fazzini que representa a Cristo ressuscitado, sob a qual se coloca a cátedral do Santo Padre nas audiências.