Dom Nuno Brás, novo bispo auxiliar de Lisboa, disse este domingo que o projeto de Deus supera as “simples forças humanas”, permitindo ultrapassar as “dificuldades e incapacidades”. O novo auxiliar foi ordenado no mosteiro dos Jerónimos este 20 de novembro.

“Se, por um lado, tudo isto me causa espanto, mesmo temor, por outro não pode deixar de me maravilhar. Deus, com efeito, pode fazer mais, imensamente mais, conosco e por nós, que aquilo que possamos sequer imaginar”, referiu, na mensagem que apresentou, por ocasião da sua ordenação episcopal e que foi divulgado pela agência Ecclesia do episcopado português.

Dom Brás deixou uma reflexão pessoal sobre o percurso percorrido desde os tempos de seminário, na diocese de Lisboa, há 31 anos: “Olhando do miradouro do Seminário de Almada para a nossa cidade de Lisboa, percebi que, confirmado pelos sacerdotes que se encontravam à frente do Seminário, se o convite vinha do Senhor, tudo era possível”.

“Se algum testemunho posso oferecer acerca da minha vida de cristão e de sacerdote, é esse de, em cada dia que passa, os dons da Graça divina saírem, misteriosamente, ao meu encontro e, diante dos meus olhos, realizarem maravilhas que nunca poderia agradecer de um modo suficiente e perfeito ao Senhor”, acrescentou.

O novo bispo deixou palavras de agradecimento à sua família e amigos, às comunidades “do Seminário [dos Olivais, Lisboa] e da Faculdade de Teologia [Universidade Católica Portuguesa]”, bem como o “dom dos mestres, sábios e amigos”.

Por sua parte Dom José Policarpo, cardeal-patriarca, presidiu a ordenação episcopal de Dom Brás, deixando votos de que exista entre todos “comunhão de fé e de caridade”.

Com o patriarca de Lisboa foram bispos ordenantes o presidente do Conselho Pontifício para Promoção da Nova Evangelização, Dom Rino Fisichella - professor de Teologia Fundamental, em Roma, do então padre Nuno Brás – e Dom Manuel Clemente, bispo do Porto, também antigo reitor do Seminário Maior dos Olivais.

Dom Nuno Brás, de 48 anos, foi nomeado auxiliar de Lisboa no dia 10 de outubro, por Bento XVI quando exercia as funções de reitor do Seminário Maior de Cristo Rei [Olivais] e de diretor do departamento de comunicação da diocese.

O Patriarcado, cujo território não coincide com o do distrito da capital, engloba mais de 2,3 milhões de pessoas (1,9 milhões de católicos), de Lisboa até à Nazaré, e perto de 300 paróquias, acrescenta a agência Ecclesia.