O prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé do Vaticano, cardeal William Joseph Levada, conversou com jornalistas na manhã desta segunda-feira em Belo Horizonte, informaram fontes da arquidiocese mineira no contexto do Simpósio Nacional O Dom do Celibato, que ocorre até a próxima quarta-feira, 23, na PUC Minas.

Entre os principais pontos abordados, o prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé falou sobre a importância do celibato para o ministério sacerdotal.

Para o cardeal William Joseph Levada, o celibato é muitas vezes questionado por não ser uma condição natural. Citou o Livro do Gênesis ao argumentar que Deus criou o homem e a mulher para que vivessem juntos e se completassem. Mas, em seguida, lembrou do exemplo de Jesus Cristo, que dedicou sua vida à humanidade, para dizer que o sacerdote, ao viver o celibato, trilha “um caminho que permite maior dedicação ao ministério”. “Jesus não se dedicou a uma família específica”, disse o cardeal, enfatizando que o celibato é um verdadeiro dom de Deus.

Durante a entrevista, o cardeal William Levada definiu o celibato como “testemunho de dedicação ao povo e à Igreja, um caminho para o sacerdote seguir o exemplo de Jesus. O prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé falou sobre os desafios que são colocados pela sociedade atual, marcada pela forte presença da internet. Para o cardeal, não só a Igreja, mas também todos os segmentos do mundo contemporâneo devem se preocupar com a manutenção de “valores inegociáveis”, na vida digital.

O arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, que participou da entrevista coletiva, acrescentou às declarações do purpurado que o Papa Bento XVI já havia apontado as redes sociais como um importante caminho para a evangelização, sobretudo dos mais jovens. Mas, ao mesmo tempo, o Papa demonstrou preocupação com “as responsabilidades éticas na cultura digital”. Dom Walmor lembrou que é um compromisso da Igreja trabalhar para levar “a força dos valores, o caminho da fé e o compromisso humanístico” também para o ambiente on-line.

O prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé fica até quarta-feira em Belo Horizonte, quando termina o Simpósio Nacional, que conta também com a presença do Núncio Apostólico no Brasil, dom Lorenzo Baldisseri.

Mais informações sobre o simpósio: http://www.arquidiocesebh.org.br/