Autoridades americanas apresentariam um pedido de desculpa depois que o Vaticano fez uma manifestação oficial de preocupação pela detenção do Arcebispo de Havana, Cardeal Jaime Ortega Alamino, no Aeroporto Internacional de Miami.

Conforme informou o jornal "El Nuevo Herald", o Cardeal foi detido na sexta-feira por agentes de imigração, que questionaram seu passaporte diplomático, mantiveram-no detido por umas três horas e o ameaçaram com a deportação.

O jornal acrescentou que durante o fim de semana passado, as autoridades americanas mostraram preocupação pelas possíveis repercussões da detenção.

De acordo a fontes consultadas pelo meio, oficiais de imigração se interessaram pelos planos imediatos do Cardeal e seu paradeiro em Miami. o que não ficou claro é se ao querer localizá-lo desejavam desculpar-se.

Informou-se que logo depois  do incidente, o Cardeal Ortega recebeu uma permissão de permanência por 30 dias através do cartão I-94, que se dá a todo estrangeiro não residente em sua chegada ao país.

Fatos similares já ocorreram no aeroporto de Miami. Em abril do ano passado o príncipe espanhol, Felipe de Borbón e sua então noiva, a jornalista Letizia Ortiz, viram como suas malas eram registradas apesar de seus passaportes diplomáticos e os protestos de seu guarda-costas.

Outro incidente ocorreu em 14 de janeiro deste ano. O Chanceler da Argentina, Rafael Bielsa, foi retido em Miami logo depois de protestar pelo atraso de seis horas do vôo que o trouxe de Nova Iorque. Segundo o Cônsul Gregório Dupont, o interrogatório ao qual foi submetido se caracterizou por “uma ignorância dos procedimentos diplomáticos e uma insólita rudeza em seu trato”.

Em ambos os casos as autoridades americanas tiveram que pedir desculpas.