O Presidente e o Secretário Geral da Conferência Episcopal Espanhola, Cardeal Antonio María Rouco Varela e Dom Juan Antonio Martínez Camino, respectivamente, felicitaram hoje em nome dos bispos o ganhador das eleições de ontem e novo presidente do governo da Espanha, Mariano Rajoy Brey.

O Partido Popular (PP) –da direita espanhola– liderado por Mariano Rajoy, ganhou ontem domingo, 20 de novembro, as eleições com 43 por cento contra 30 por cento dos votos que obteve o PSOE, com seu candidato Alfredo Pérez Rubalcaba.

Além disso, o PP obteve 186 bancos do Parlamento frente aos 110 do Partido Socialista Espanhol (PSOE), o que supõe o pior resultado histórico desse partido que guiou o rumo da Espanha durante os últimos oito anos sob a presidência de José Luis Rodríguez Zapatero.

Como é habitual, depois das eleições gerais na Espanha, os Bispos enviaram uma carta de felicitação ao vencedor dos comicios, neste caso Rajoy, a quem asseguraram "nossa oração para que o Senhor lhe conceda sua luz e sua força no desempenho das altas responsabilidades que o encomenda o povo espanhol, ao serviço da paz, da justiça, da liberdade e do bem comum de todos os cidadãos".

Além disso, os representantes da CEE, manifestaram ao novo presidente espanhol a disposição do Episcopado para "colaborar sinceramente com as autoridades legítimas da Estado em vistas do melhor serviço do bem comum".

Em seu discurso de abertura da assembléia plenária da CEE que se iniciou hoje, o Cardeal Rouco Varela, desejou ao PP, "quem foi escolhido para governar em tempos tão difíceis: acerto, serenidade e espírito de serviço em sua nobre e decisiva tarefa".
Mariano Rajoy nasceu em Pontevedra em 1955. É licenciado em direito pela Universidade de Santiago de Compostela. Esta é a terceira vez que tentava chegar à presidência.

Durante o governo de José María Aznar, foi ministro das Administrações Públicas, Presidência e Interior. Entre 2000 e 2003 foi Vice-presidente do Governo. Desde 2004 é Presidente do PP.