O último domingo, 20, foi um dia especial para Arquidiocese de Belo Horizonte que recebeu os símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) - a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora – na segunda edição do evento Bote Fé e a realização da bênção da pedra fundamental e iluminação da Cruz da Catedral Cristo Rei na presença de milhares de jovens e fiéis da diocese.

Antes de chegar ao Mineirinho, os símbolos da JMJ passaram pelo terreno onde será construída a Catedral Cristo Rei. Neste momento, o arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, presidiu a bênção da pedra fundamental da Catedral, seguida da iluminação da Cruz de Cristo Rei.

Dirigindo-se às autoridades presentes, como o governador de Minas, Antônio Anastasia, e o prefeito de BH, Márcio Lacerda, e aos mais de cinco mil fiéis que acompanharam a celebração, dom Walmor disse que a “Catedral será lugar de espiritualidade e da mística, do serviço social, da arte, da cultura e da educação”. O prelado lembrou que a solenidade dá início à edificação da Catedral Cristo Rei. “Começamos erguendo a Cruz de Cristo Rei”, salientou.

Antes de dirigir-se para o Mineirinho, onde os jovens lotaram o estádio para receber os símbolos da JMJ, Dom Walmor fez questão de, na saída do terreno, despedir-se dos milhares de fiéis que acompanharam a bênção da pedra fundamental, “vinda do Santuário Nossa Senhora da Piedade - Padroeira de Minas Gerais”, conforme destacou o próprio arcebispo.

O último ato ocorreu no Mineirinho, com missa presidida por dom Walmor, com a presença dos símbolos que foi acolhido pelos jovens presentes no local.

Ao som de “No Peito Eu Levo uma Cruz”, música tema da peregrinação dos Símbolos da JMJ, jovens vibraram de alegria ao ser anunciada, às 21h00, a chegada da Cruz nas proximidades do Mineirinho. Às 21h11, a Cruz e o Ícone entram no Ginásio Mineirinho, onde a seleção brasileira de volei conquistou muitas vitórias. Padres, bispos e o arcebispo de Belo Horizonte entraram com os símbolos e, em seguida, ás 21h20, teve início a Celebração Eucarística.

Em sua homilia, o arcebispo lembrou que a Igreja Católica busca colocar no coração de cada jovem a mensagem de Jesus Cristo. Ensinou que a “fé é nosso grande tesouro. Um tesouro que nos sustenta, fonte de sabedoria e riqueza para construirmos um mundo melhor”.

Segundo informaram Clarissa Oliveira e Regiane Calixto, (do projeto Destrave da Canção Nova, que conta com reportagens especiais para a juventude), a cruz peregrina não é apenas o símbolo dos sofrimentos de Jesus, “mas nos recorda que Cristo ressuscitou e nos dá a esperança de uma vida eterna, uma vida de intimidade com o Pai. A Cruz nos traz a esperança de uma melhora, esperança que hoje tantos jovens necessitam para acreditar que o desejo de Deus é a felicidade de Seus filhos amados”.

“A cruz não é tristeza para o Cristão e sim alegria! Foi exatamente isto que os jovens mineiros puderam experimentar quando a Cruz entrou no ginásio Mineirinho e os olhares se voltaram para ela”, ressaltou a nota do site do Destrave.

A Cruz e o ícone agora seguem para outras dioceses do estado de Minas Gerais.