O Papa Bento XVI nomeou hoje (21), Dom Filippo Santoro, como arcebispo metropolitano da Arquidiocese de Taranto, na Itália, substituindo assim Dom Benigno Luigi Papa. A posse de Dom Filippo em Taranto está marcada para o dia 5 de janeiro, no entanto, ele fica na Diocese de Petrópolis até o dia 1º de janeiro como administrador apostólico, informou a diocese de Petrópolis.

Simultaneamente à nota de hoje do Vatican Information Service, Dom Filippo Santoro fez o comunicado oficial em reunião realizada na manhã de hoje (21 de novembro), no salão da Catedral de Petrópolis, com a presença de vários padres e leigos da Diocese.

Dom Santoro nasceu em Bari - Carbonara, Itália, em 12 de julho de 1948. Foi ordenado Sacerdote Diocesano na Arquidiocese de Bari em 20 de maio de 1972, e foi convidado por Dom Eugênio Sales para implementar o movimento Comunhão e Libertação, fundado por Luigi Giussani em 1954, na Arquidiocese do Rio de Janeiro em 1984, sendo ordenado bispo auxiliar da mesma ao 29 de junho de 1996. Mais tarde o beato João Paulo II o nomeou Bispo de Petrópolis no dia 12 de maio de 2004 e tomou posse em 11 de julho do mesmo ano.

Entre os cargos que exerceu durante seus 15 anos como bispo no Brasil foi Grão-Chanceler da Universidade Católica de Petrópolis, membro do Conselho Permanente da CNBB e membro da Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé da mesma. Trabalhou também na Pastoral da Educação do Regional Leste 1 da CNBB, que corresponde ao Estado de Rio de Janeiro, onde recentemente foi aprovado ensino religioso para as escolas públicas.

Segundo informou também a diocese de Petrópolis em seu comunicado, Dom Filippo Santoro afirmou que recebeu com obediência e espírito de fé a nomeação do Santo Padre para a Arquidiocese de Taranto consciente de uma nova etapa que se abre em sua vida.

Ele afirma que desde a sua chegada na Diocese foi recebido com grande alegria pelos padres, religiosos e religiosas, fiéis leigos e as autoridades públicas. “Conhecendo as pessoas e trabalhando com elas, cresceu a estima e a amizade e o compromisso comum para o bem da Igreja e do nosso povo. Em todas as minhas atividades me moveu o desejo de comunicar a beleza de Cristo que, vivo entre nós, transforma a vida”, expressou também Dom Filippo.

Dom Filippo Santoro agradeceu a colaboração de todos, ressaltando o apoio que recebeu dos padres “que permitiu desenvolver um projeto unitário e incentivar o espírito missionário desejado pela V Conferência do Episcopado Latino-americano de Aparecida”.
“Sem a colaboração de todos isso não seria possível”, ressaltou.

Ele falou ainda de seu empenho para recuperação da Universidade Católica de Petrópolis, que quando chegou a Diocese estava sujeita a intervenção pública “e que agora esta em pleno crescimento”.

Em seu comunicado, Dom Filippo Santoro lembrou a tragédia de 12 janeiro deste ano, quando mais de 900 pessoas perderam a vida na Região Serrana, atingindo quatro municípios que forma a Diocese, lembrando que deste o primeiro momento colocou toda a estrutura da Igreja para atender as vítimas em colaboração com as autoridades públicas.

Após o comunicado oficial, diversos padres e leigos agradeceram a Dom Filippo pelo trabalho realizado na Diocese nestes sete anos à frente da diocese. O Vigário Geral da Diocese, Monsenhor Paulo Daher afirmou que toda Diocese continuará rezando por ele ao assumir esta nova missão em sua vida.

Para o governo da diocese de Taranto (com uma extensão de 1,056Km2 e uma população de 405,542 católicos) Dom Filippo contará com 236 sacerdotes, 16 diáconos permanentes e 384 religiosos.