O conselho da Comunidade das Beatitudes (Communauté des Béatitudes), reconheceu em uma nota de imprensa os abusos sexuais cometidos anos atrás pelo fundador Ephraim Croissant, seu cunhado Philippe Madre e um dos principais colaboradores da Pierre-Etienne Albert.

Diante das denúncias de abusos, a Santa Sé nomeou em 2010 como delegado extraordinário da comunidade o sacerdote dominicano Henry Donneaud.

Segundo a nota, o fundador foi considerado culpado pelos "delitos contra a moral da Igreja" ao atentar sobre tudo contra as "irmãs" que viviam na comunidade.

"Seu prestígio de fundador carismático unido à sedução de sua palavra, conduziu a maior parte de suas vítimas a deixar que abusassem delas", indicou o texto.

No caso do colaborador Pierre-Etienne Albert, foi acusado de pedofilia em 2003 e em 2008 reconheceu seu delito.

O cunhado, que sucedeu a Ephraim Croissant na guia da Comunidade, foi declarado culpado de abusos contra menores em uma sentença da primeira instância da justiça eclesiástica em Toulouse em 2010 e foi expulso da comunidade.

A Comunidade das Beatitudes foi fundada em 1973 com raízes na Renovação Carismática. Tem mais de 66 casas nos cinco continentes.

Ela foi reconhecida oficialmente pela Santa Sé em 2002. Segundo a nota, depois desse ano começaram a aparecer as primeiras "fragilidades, erros e derivas"da organização