A Comissão de Justiça e Paz da Conferência Episcopal Venezuelana (CEV), expressou hoje sua preocupação pela saúde do jornalista Leocenis García, em greve de fome há mais de uma semana com o fim de obter sua liberdade.

Em um comunicado enviado à ACI Prensa pelo diretor do departamento de imprensa da CEV, Pe. David Gutiérrez, a comissão exortou as autoridades judiciais a "considerarem com atenção os motivos da greve de fome". "Seria muito grave a perda da vida de um ser humano que pode ser julgado em liberdade, mais ainda quando os delitos de opinião não estão contemplados na Constituição Bolivariana da Venezuela", assinalou.

Nesse sentido, indicou que "ecoamos os defensores do editor do semanário 6º poder, quem tem denunciado violações de direitos humanos ao jornalista durante a greve, situação muito grave à luz da Doutrina Social da Igreja".

O comunicado, assinado pelo Arcebispo de Coro, Dom Roberto Luckert, assinala que "esta intervenção não tem outro motivo mais que a exigência da fé, a busca permanente da Reconciliação, a Paz e a Justiça e o cuidado pela integridade pessoal e familiar deste cidadão para que, tomando em conta os procedimentos contemplados em nossa Constituição, faça-se evidente o devido processo".

"Elevamos orações para que esta situação resolva sem danos, e que a prudência seja o que impere entre os envolvidos neste caso", expressou.