Logo depois da enérgica protesta do Vaticano, a firma italiana Benetton anunciou a retirada de uma montagem fotográfica em Roma que mostra o Papa Bento XVI trocando um beijo com uma com o ímã da mesquita de El-Azhar no Cairo.

Depois das críticas recebidas, Benetton assinalou em um comunicado dado a conhecer por um porta-voz que "o objetivo da campanha (Unhate) é combater a cultura do ódio em todas suas formas".

A Santa Sé estuda a possibilidade de acionar a justiça contra a companhia italiana que colocou a montagem do Santo Padre com o líder egípcio na Ponte Sant’Angelo de Roma.

A campanha publicitária inclui outros beijos igualmente falsos entre Barack Obama e Hugo Chávez, Angela Merkel e Nicolas Sarkozy, entre outros.

Conforme assinala a Rádio Vaticano, o Diretor do Escritório de Imprensa da Santa Sé, Pe. Federico Lombardi assinalou que "é necessário expressar uma decidida protesta pelo uso inaceitável da imagem do Santo Padre, manipulada e instrumentalizada no marco de uma campanha publicitária".

O sacerdote jesuíta disse ademais que a montagem "é uma grave falta de respeito ao Papa, uma ofensa aos sentimentos dos fiéis, uma demonstração evidente de como no âmbito da publicidade é possível violar as regras elementares do respeito às pessoas para atrair a atenção delas por meio da provocação".

O porta-voz do Vaticano disse ademais que a Secretaria de Estado está avaliando os passos a serem dados diante das autoridades competentes para garantir uma justa tutela do respeito à figura do Santo Padre.