O novo Presidente da Conferência Episcopal Argentina (CEA), Dom José María Arancedo, afirmou nesta segunda-feira que a presidenta reeleita Cristina Fernández de Kirchner lhe assegurou que é contrária à despenalização do aborto.

"A Presidenta, como mulher, comunicou-me sua posição contrária à aprovação do projeto de lei de despenalização do aborto", assinalou o Prelado segundo a agência AICA, ao comentar a recente visita da Comissão Executiva da CEA à mandatária.

Estas declarações foram ratificadas por Dom Arancedo ao jornal El Litoral neste 14 de novembro. "A Presidenta é clara ao dizer que não é uma mulher pró-aborto. Ao contrário, é uma mulher pró-vida, como atitude. É um tema que apresenta dificuldades, mas a postura dela foi clara", assinalou o Prelado.

Posição da Igreja

Do mesmo modo, Dom Arancedo ratificou a posição da Igreja é a favor do não nascido. "Ante a vida, que é o primeiro direito do homem, a Igreja tem uma postura clara, inamovível. O que está dentro da mulher, quando está grávida, não é uma víscera, é um ser", expressou.

O novo Presidente do Episcopado exortou aos argentinos a "apostarem na cultura da vida" e chamou os legisladores a informar-se mais sobre o aborto e o direito à vida desde o momento da concepção.