O Papa Bento XVI enviou ontem, 14, uma mensagem aos uruguaios por ocasião da peregrinação ao Santuário da Virgem dos 33, Padroeira do Uruguai, exortando-os a acrescentar sua devoção a Santa Maria no seio das famílias e comunidades cristãs.

A mensagem, assinado pelo Secretário de estado, Cardeal Tarcisio Bertone, foi dirigido ao Presidente da Conferência Episcopal Uruguaia (CEU), Dom Carlos María Collazzi Irazábal.

No texto, o Papa saúda a Igreja no Uruguai reunida para celebrar "o 50º aniversário da Coroação canônica de Nossa Senhora dos Trinta e Três Orientais", e " exorta a acrescentar a devoção à Mãe de Deus, tão intensamente vivida no seio das famílias e comunidades cristãs dessa bendita terra, que se goza no Bicentenário do processo de emancipação oriental, para que, seguindo fielmente o exemplo da Rainha do Céu, acolham com docilidade o Evangelho e se dediquem assiduamente à prece".

"Deste modo, encontrarão forças para ser autênticos discípulos e missionários de Jesus Cristo, permanecendo profundamente arraigados na fé, firmes no amor à Igreja e sempre dispostos a colaborar com todos na construção de uma sociedade cada vez mais justa, fraterna e solidária".

"Com estes nobres sentimentos, e ao tempo que invoca sobre os queridísimos filhos e filhas desta nação o amparo da María, Estrela da Esperança, o Santo Padre lhes reparte com afeto uma especial bênção apostólica, objeto de copiosos favores divinos", finaliza o texto.

Busca da verdade

Por outra parte, durante a Missa pelo 50° aniversário da Coroação canônica da Virgem dos 33, Dom Collazzi se referiu à Carta Pastoral dos bispos titulada "Nossa Pátria: gratidão e esperança", elaborada para contribuir ao diálogo nacional e "o melhoramento de nosso povo".

Diante dos milhares de peregrinos, o Presidente da CEU disse que na carta se destaca "a consideração da dignidade de cada pessoa humana". "A ela se une a busca sincera da verdade, que vai além do útil e o conveniente, assim como a valoração da virtude da honestidade, da retidão de consciência e da ação", indicou.

A Missa foi presidida pelo Bispo da Florida, Dom Martín Pérez Scremini; e concelebrada pelo Núncio Apostólico no Uruguai, Dom Anselmo Guido Pecorari; junto a outros bispos do país.