Segundo informou a Rádio Vaticano, o Papa Bento XVI recebeu em audiência, na manhã desta quinta-feira, 10, a Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, CNBB composta pelo seu presidente o Cardeal arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno, o vice-presidente Dom José Belisário da Silva, bispo de São Luis (MA) e o secretário geral da entidade, Dom Leonardo Ulrich Steiner, Auxiliar de Brasília.

"É a primeira vez que a Presidência da CNBB vem a Roma para visitar os dicastérios romanos, buscando um contato mais profundo e mais próximo com a Santa Sé disse o seu Presidente, o Cardeal Damasceno.

“Queremos sobretudo, manifestar nossa comunhão ao Santo Padre, o sucessor de Pedro, o pastor de toda a Igreja, aquele que preside a Igreja na unidade da fé, no serviço da caridade”, relatou o prelado à RV.

Ainda segundo o Arcebispo de Aparecida, esta visita é muito importante para o episcopado brasileiro porque “queremos receber uma confirmação por parte do Papa Bento XVI para o nosso serviço na Conferência, para o serviço que nós realizamos também em nossas Igrejas particulares e queremos também informar os vários organismos da Santa Sé sobre tudo o que realizamos no Brasil, os programas e os projetos, sobretudo em nível nacional. Esta visita quer ser um sinal de comunhão com o Santo Padre e com todos aqueles que colaboram com o papa no governo da Igreja”, destacou.

A repórter Danusa Rego do canal católico Canção Nova Notícias teve a oportunidade de conversar com o Presidente e o Secretário da CNBB em um colóquio em Roma, no qual Dom Damasceno sublinhou que “esta é uma visita de praxe (...) é uma visita na qual nós procuramos informar a Santa Sé  dos trabalhos da Igreja do Brasil, da sua caminhada, e ao mesmo tempo, é claro que recebemos também orientações dos diversos dicastérios da cúria romana sobre tudo do Santo Padre para podermos cumprir melhor nosso dever, nosso serviço à Conferência”.

“Nós queremos com esta visita manifestar nossa profunda comunhão com o Santo Padre, de modo particular, Sucessor de Pedro, e também nossa comunhão com os diversos dicastérios da cúria romana”