Daqui duas semanas, de 18 a 20 de novembro, Bento XVI visitará o Benin para entregar a Exortação Apostólica Pós-Sinodal resultado do último sínodo dos bispos do continente africano. Para Bento XVI, se trata da segunda viagem a terras africanas, depois da visita feita em março de 2010 a Camarões e Angola.

"Aqui em Benin a contagem regressiva já começou. A chegada do Papa é um evento que está mobilizando todos os cidadãos, de todas as confissões, para acolhê-lo da melhor maneira possível" – palavras dos missionários combonianos, contatados pela Agência Misna na paróquia de S. Francisco de Assis em Cotonou, a capital.

"Como combonianos, estamos empenhados num trabalho de sensibilização e informação dirigido aos fiéis", afirmam à Rádio Vaticano os missionários, que atuam num país onde 24% da população é católica.

A visita do Papa coincide com dois eventos importantes: os 150 anos da presença católica em Benin, para o qual foi convocado um ano jubilar, e os 40 anos de relações diplomáticas entre o governo beninense e a Santa Sé.

Com base no programa divulgado pela Santa Sé, informa também a RV, em sua chegada na sexta-feira à tarde, dia 18, Bento XVI será acolhido pelos fiéis na Catedral de Nossa Senhora da Misericórdia em Cotonou.

No sábado, o Papa irá a Ouidah, cidade onde 150 anos atrás chegaram os primeiros missionários, e na Basílica da Imaculada Conceição assinará a "Exortação Apostólica.

À tarde, visitará um centro de assistência à infância na paróquia de Santa Rita em Cotonou. Domingo, durante a missa conclusiva no Estádio da Amizade, entregará solenemente aos bispos de todo o continente a Exortação Pós-Sinodal.