O Arcebispado de Valência iniciou o processo diocesano para a canonização da beata Josefa Naval Girbés, ao ocorrer um milagre atribuído a sua intercessão.

A agência AVAN informou que o possível milagre consiste em uma cura, cientificamente inexplicável, de um jovem valenciano gravemente doente, cuja família se encomendou à beata.

Para recolher toda a informação necessária, o Arcebispado formou um tribunal integrado por sacerdotes, médicos e outros especialistas, de acordo ao anunciado pelo delegado episcopal para as Causas dos Santos do Arcebispado de Valência, Ramón Fita.

Uma vez recolhida a informação e fechados os processos diocesanos em Valência, as atas serão levadas à Congregação para a Causa dos Santos em Roma onde serão avaliados todos os documentos apresentados.

A beata Josefa Naval nasceu em Algemesí em 1820. Leiga, foi a primeira de cinco irmãos. Com a morte de sua mãe, quando tinha  13 anos, assumiu as tarefas que sua progenitora usualmente fazia e se dedicou à confecção de bordados.

Quando tinha 28 anos, converteu sua própria casa em uma escola-oficina de bordado, onde unia a formação profissional à espiritual. Destacou-se por viver a caridade com os órfãos, marginalizados e doentes. Foi convocada à casa do Pai em 1893, à idade de 73 anos.

O Papa João Paulo II a proclamou  beata em 25 de setembro de 1988.