Em uma carta enviada ao Pe. Julián Carrón, Diretor da Fraternidade “Comunhão e libertação” pelo falecimento de seu fundador, Dom. Luigi Giussani, a Presidência internacional da Obra de Schoenstatt expressou sua “profunda condolência” e “agradecida memória das grandes coisas que Deus obrou em sua vida”.

Em nome da Presidência internacional da Obra de Schoenstatt, o Padre Angel Strada recordou que em setembro de 1985, Dom Giussani participou das celebrações do centenário do fundador de Schoenstatt, Pe. José Kentenich, encontro que despertou em todos um sentimento de enorme sintonia.

“Os sucessivos contatos com ele em ocasião dos congressos mundiais dos Movimentos e em outros acontecimentos eclesiásticos reforçaram nossa convicção de estar em presença de um homem de Deus, de um instrumento do Espírito que é fonte de comunhão e de fraternidade em Cristo”, destacou o Pe. Strada.

“Agradecemos a Deus a graça de havê-lo conhecido. E lhe pedimos que seu espírito continue vivo e  atue em sua fundação, para fecundidade da mesma e para bem de toda a Igreja”, adicionou.

Do mesmo modo, o Pe. Strada destacou que “a experiência viva do amor de Cristo o transformou em testemunha e seu mensageiro no mundo de hoje. Com seu exemplo de vida e com sua palavra a milhares de homens e mulheres  mostrou o caminho para o encontro com o Deus encarnado, atuante também hoje nos corações humanos e nas culturas dos povos”.

“O Espírito Santo o impulsionou no seio da Igreja a ser fundador e pai de uma Fraternidade que promove a comunhão e busca a libertação plena. Com inesgotável energia e amor apaixonado consagrou todas suas forças a esta vocação. Saber  que Dom Giusssani já alcançou a meta para a qual viveu é motivo de um Magnificat. Saber que do céu continuará sendo guia e eficaz intercessor é motivo de consolo e de esperança”, adiciona a carta.

Finalmente, a mensagem pede a Deus para o Pe. Carrón “o dom da fidelidade criadora ao carisma de Dom Giussani”, transmitindo a gratidão da Obra de Schoenstatt por sua vida e sua obra, e a certeza das orações da comunidade.

O site internacional do Movimento de Schoenstatt dedicou sua página principal ao venerado fundador de Comunhão e Libertação.