O presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Geraldo Majella, disse na última sexta-feira, dia 25, que não há possibilidade de a Igreja Católica declarar vago o posto do Papa João Paulo II por motivo de doença, mesmo que o pontífice fique eventualmente em coma ou inconsciente por tempo indeterminado.

"Esteja ele sedado ou em coma, a Igreja não vai declarar a vacância da sede. Não há ninguém com essa incumbência, porque o Papa está acima do próprio direito canônico" , afirmou o Cardeal.

Dom Geraldo Majella também afirmou que, enquanto o Papa tiver condições de se comunicar, deve ser ouvido.  "Enquanto ele estiver consciente, ele estará se manifestando e deve ser ouvido. E se ele ficar impedido fisicamente ou mentalmente, a vida da Igreja tem que continuar" disse o arcebispo.

Embora exista a possibilidade prevista nos cânones uma eventual renúncia papal o Cardeal reiterou que esta não é a situação em questão. " Não tratamos jamais da renúncia. Lamentamos o sofrimento por que ele passa, rezamos e pedimos aos bispos que promovam orações especiais em razão da saúde do Papa.