Em seu discurso esta manhã aos 300 representantes de distintas religiões e não-crentes que participaram ontem na jornada de diálogo e oração no mundo celebrada em Assis (Itália) sob o lema "Peregrinos da verdade, peregrinos da paz", o Papa Bento XVI disse que o encontro é sinal de amizade e fraternidade entre as religiões.

Em seu discurso, o Papa agradeceu aos presentes sua participação no encontro, e assinalou que "em certo sentido, esta reunião é representativa dos milhões de homens e mulheres de todo o mundo que estão ativamente comprometidos na promoção da justiça e a paz".

"É também um sinal da amizade e a fraternidade que surgiram como fruto dos esforços de tantos pioneiros deste tipo de diálogo. Que esta amizade cresça entre todos os seguidores das religiões do mundo e com os homens e mulheres de boa vontade em todas partes".

O Santo Padre disse logo que "olhando atrás podemos apreciar a previdência de meu predecessor o Papa João Paulo II ao convocar o primeiro encontro de Assis. (...) Reuniões deste tipo são necessariamente excepcionais e incomuns, e entretanto são uma clara expressão do fato de que cada dia, em todo mundo, pessoas de diferentes tradições religiosas vivem e trabalham juntas em harmonia".

"É certamente significativo para a causa da paz que tantos homens e mulheres, inspirados por suas mais profundas convicções, estejam comprometidos em trabalhar pelo bem da família humana".

Bento XVI afirmou que "neste sentido, estou seguro de que o encontro de ontem nos mostrou quão genuíno é nosso desejo de contribuir ao bem de todos os seres humanos, e o muito que temos para compartilhar os uns com os outros".

Finalmente fez votos para que "enquanto percorremos nossos respectivos caminhos, tiremos forças desta experiência e, em qualquer lugar que estejamos, continuemos renovados o caminho que conduz à verdade, a peregrinação que leva à paz. Graças a todos de coração!".