Entre os dias 28 e 30 de outubro se realizará na Universidade Latina de San José (Costa Rica) o 5º Congresso Internacional Pró-vida, sob o lema "A transmissão da vida: Uma maravilha da criação".

Em momentos em que a Costa Rica enfrenta um processo ante a Corte Interamericana de Direitos humanos pela legalização da fecundação in vitro, peritos internacionais em diversas disciplinas refletirão sobre este e outros temas relacionados à defesa da vida humana.

A organização está aos cuidados da Associação pela Vida, ADEVI e da entidade Opções Heróicas, junto com o apoio da Universidade Juan Pablo II, o Alliance Defense Fund, a Human Life International (que também promoverá um Congresso pró-vida em São Paulo em novembro) e o CFam.

Segundo os organizadores, o evento procura conscientizar sobre o valor da vida humana e promover sua defesa como direito fundamental em nível mundial; além de ressaltar a importância da família e o respeito à vida para a formação de uma cultura verdadeiramente humana e de uma sociedade justa e reconciliada.

No primeiro dia os temas tratarão o aspecto antropológico e filosófico da pessoa humana. No segundo dia os participantes conhecerão as últimas evidências científicas sobre o início da vida humana, assim como aspectos relacionados com a dignidade da pessoa. No último dia, observadores ante a Organização das Nações Unidas analisarão o status jurídico do embrião humano no Direito Internacional.

Entre os temas figuram: "A transmissão da vida", pelo Dr. Thomas Hilgers; "Diálogo entre fé e razão", Dom Ignacio Carrasco da Paula; "A fé e a vida pública: desafios e oportunidades para os colaboradores da vida", tema que será tratado pel Lic. Alejandro Bermúdez, diretor do grupo ACI.

"O embrião humano ante a fertilização in-vitro", Dr. Alejandro Leal; "Reflexões sobre o final da vida", Dr. Felipe Vizcarrondo da Human Life International; "A despenalização do aborto no México D.F., Jorge Serrano, presidente do Comitê Nacional Pró Vida".

Mais informação em: www.costarica2011.org