O Papa Bento XVI fez um chamado para ajudar à população da Turquia que no domingo passado foi sacudida por um sismo de 7.2 graus na escala Richter.

Logo depois da celebração da palavra que substituiu esta quarta-feira a audiência geral a causa do mau tempo, o Santo Padre disse que "neste momento, o pensamento vai às populações da Turquia fortemente golpeadas pelo terremoto que causou graves perdas humanas, numerosos desaparecidos e imensos danos".

"Eu os convido a unir a mim na oração por aqueles que perderam a vida e a permanecer espiritualmente próximos a grande quantidade de pessoas tão duramente provadas", exortou.

Finalmente fez votos para "que o Muito alto sustente a todos aqueles que estão comprometidos na obra de socorro".

O balanço de vítimas do terremoto de 7,2 graus do domingo passado na província de Van, no sudeste da Turquia, elevou-se a 366 mortos e 1.301 feridos, conforme informou na terça-feira a Administração de Desastres e Emergências em um comunicado.

A mesma fonte indicou que 2.262 edifícios afundaram por causa do sismo, que sacudiu na tarde de domingo várias cidades e aldeias próximas ao Lago Van, o mais extenso da Turquia e próximo à fronteira com o Irã.

O anterior balanço oficial de vítimas mortais era de 279. A maioria dos edifícios desabaram na cidade de Ercis, um local de 100.000 habitantes onde ontem foi resgatada uma bebê de 14 dias nos braços de sua mãe que também sobreviveu.

Segundo as autoridades, muitas pessoas seguem desaparecidas.