Em uma roda de imprensa celebrada no dia 25 de outubro o Presidente da Conferência Episcopal da Colômbia e Arcebispo de Bogotá, Dom Rubén Salazar, apresentou uma carta pastoral na que os bispos pedem à população um comportamento "heróico" e votar no próximo dia 30 de outubro superando a violência e a corrupção.

Nas eleições, que serão realizadas no domingo 30 de outubro de 2011, serão escolhidos governadores dos 32 departamentos (estados), prefeitos e vereadores em cerca de mil municípios em todo o país.

No documento os Bispos pediram aos eleitores ter um comportamento "heróico" e advertiram sobre alguns problemas em regiões do país onde existem "tradicionais vícios eleitorais" e as práticas de corrupção fazem muito difícil que as pessoas sejam livres na hora do voto.

Dom Salazar fez um chamado para que alguns setores deixem de intimidar a população com "maquinarias políticas de compra e venda de votos".

O Arcebispo disse ademais que embora o panorama político do país seja "muito complicado", a Igreja tem a valentia para denunciar aquilo que não vai com o Evangelho. Deste modo recordou que a política é a ferramenta para construir o bem comum e por tanto a sociedade.

Na nota da CEC, destaca-se que o Prelado solicitou aos eleitores que "escolham um candidato que se comprometa com o desenvolvimento, a inclusão social, a luta contra a pobreza e tudo aquilo que ataque a dignidade humana, além de revisar o histórico dos candidatos".

Segundo a diretora da Missão de Observação Eleitoral (MOE), Alejandra Barrios, muitos municípios sofrem de "certa pressão eleitoral" e 41 candidatos foram assassinados nos últimos meses.

Barrios assinalou que até o momento um de cada três municípios são vítimas de ameaças que não somente respondem à presença de grupos guerrilheiros ou paramilitares. Deste modo revelou que desde o mês de fevereiro deste ano foram registrados "159 fatos de violência política".

O ministro de Interior e ex-candidato presidencial, Germán Vargas Lleras, admitiu a existência de 72 municípios em risco.