Nesta terça-feira, 25, a Igreja Católica no Brasil celebra o dia do primeiro brasileiro a chegar aos altares, São Frei Galvão, canonizado por Bento XVI em sua visita ao Brasil em 2007 para a V Reunião Geral do Episcopado Latino Americano em Aparecida.

O Santuário Arquidiocesano de Frei Galvão, localizado no bairro Jardim do Vale, recebe neste dia um grande número de fiéis vindos de todo Brasil, para pedir e agradecer pela intercessão do santo e mostrar sua devoção.

Em declarações ao portal Canção Nova Noticias, Pe. Lourenço da Silva afirma “é muito bonito ver o testemunho de fé das pessoas”.

Para padre Lourenço, o exemplo de Frei Galvão é um incentivo aos sacerdotes para a vivência da santidade.

“Sentimo-nos pequenos diante do exemplo de vida de Frei Galvão”, afirmou o padre reitor destacando a vivência do Evangelho e o carinho pelos pobres do santo brasileiro.

Em homenagem a Frei Galvão este 25 de outubro é feriado em Guaratinguetá, no interior de São Paulo, e durante todo dia há uma programação comemorativa.

A Missa solene das 10h foi presidida pelo Dom Bispo de Caraguatatuba, Dom Carlos Altieri e às 17h terá início a procissão pelas ruas da comunidade  seguida de uma Missa presidida pelo Reitor do Santuário, Padre Lourenço.

Os milagres atribuídos a Frei Galvão estão ligados à cura de doenças, especialmente câncer e cálculo renal, além de complicações em partos.

O santo é bastante conhecido por suas pílulas milagrosas, que começaram a ser feitas por ele mesmo.

Ao ter sido procurado por uma jovem que sofria de cólicas renais, Galvão escreveu em um pedaço de papel uma frase do Ofício de Nossa Senhora, em que pedia sua intercessão. Depois de enrolar o papel em forma de pílula ele entregou à jovem, que ficou curada.

Depois de vários casos como este, Frei Galvão ensinou as irmãs do Convento a fazer as pílulas, o que é feito por elas até hoje. As pílulas são distribuídas gratuitamente em Guaratinguetá na Igreja Matriz e na Casa de Frei Galvão.

Milagre “Pró-vida”

Frei Galvão foi Canonizado pelo Papa Bento XVI em 11 de maio de 2007, durante a visita do pontífice ao Brasil. A comprovação oficial e o anúncio foi feito em 16 de dezembro de 2006.
Trata-se do caso da Sra Sandra Grossi de Almeida e de seu filho Enzo de Almeida Gallafassi, da cidade de São Paulo-SP.

Sandra já havia sofrido três outros abortos espontâneos, devido a malformação do seu útero, que tornara impossível levar a termo qualquer gravidez. Em maio de 1999, Sandra ficou novamente grávida e sabia que a qualquer momento poderia ter uma hemorragia e morrer.

Apesar do prognóstico médico ser de provável interrupção da gravidez ou de que esta chegasse, no máximo, ao quinto mês, a gestação evoluiu normalmente até a trigésima segunda semana da gestação.
Por ser caso alto risco, foi decidido parto por cesariana em 11/12/1999, pois exames comprovavam problemas, mas o parto para a surpresa geral, não teve nenhuma complicação.
     
A criança entretanto nasceu pesando 1.995 gr. e medindo 0,42 cm, mas apresentou problemas respiratórios gravíssimos e teve que ser "entubada" rapidamente. Porém teve uma evolução tão positiva que no dia seguinte foi"extubada". O bebê recebeu alta hospitalar dia 19/12/1999.

O êxito favorável deste caso raro foi atribuído à intercessão do Beato Frei Antônio de Sant'Anna Galvão, que foi desde o início e durante toda a gravidez invocado pela família com muita oração e por Sandra, que além das novenas contínuas que fez, tomou também as "Pílulas de Frei Galvão" com fé e com a certeza de sua ajuda

Finalizado o processo diocesano, os Peritos Médicos da Congregação das Causas dos Santos, aprovaram, por unanimidade, o fato como "cientificamente inexplicável no seu conjunto, segundo os atuais conhecimentos científicos".

Para conhecer mais sobre a vida do primeiro brasileiro canonizado, visite a página dedicada ao santo:
http://www.saofreigalvao.com/index.asp

Para mais informação sobre as pílulas e a novena a Frei Galvão, visite:
http://www.saofreigalvao.com/w3c_oracao.asp

Não perca também o nosso vídeo sobre o primeiro braisleiro canonizado em:
http://www.youtube.com/watch?v=aD9fA1wtc-g&feature=player_embedded