O Pe. Manuel Mancera informou esta quinta-feira à Rádio Caracol que formou parte de um grupo de cinco pessoas que se reuniram com um emissário dos captores da menina Nhora Valentina Muñoz, para procurar aproximações que permitissem sua libertação.

Conforme explicou, este emissário viajou desde Arauca até Pereira, capital do departamento da Risaralda.

O Pe. Mancera disse que em Pereira, esta pessoa se contatou inicialmente com personero. Indicou que entre na segunda-feira e quarta-feira houve três reuniões nas que se mencionou que a libertação poderia dar-se em sexta-feira passada.

Assim, assinalou que depois de três conversações, Juan Carlos Vélez representante de Pereira; e o Defensor Nacional do Povo, Wolmar Pérez, viajaram até Saravena, Arauca, para entrar em contato com as pessoas que tinham raptado a menina.

Conforme afirmou o sacerdote, eles deram credibilidade ao emissário porque tinha características de provir do departamento de Arauca. Assinalou que esta pessoa tinha aspecto de camponês e não membro de um grupo armado ilegal.

O Pe. Mancera explicou que junto de Vélez e Pérez mantiveram informados os seus superiores sobre o avanço das conversações.

O sacerdote disse que desconhece qual grupo seqüestrou Nhora.

A menina de 10 anos de idade foi liberada na terça-feira depois de 19 dias de cativeiro.