O Presidente do Pontifício Conselho para a Pastoral da Saúde, Cardeal Javier Lozano Barragán, assegurou que "a palavra demissão não é parte do vocabulário do Santo Padre”, por isso seguirá à frente da Igreja até quando Deus quiser.

Em declarações ao jornal La Repubblica, o Cardeal mexicano disse que o Papa “seguirá à frente até quando Deus quiser e como lembrou com o Totus tuus (Todo teu), que não deixa dúvidas".

Segundo o Cardeal, João Paulo II continuará guiando à Igreja, "já que possui uma força incrível, uma vontade fora do comum e uma extraordinária lucidez".

“Além de suas enfermidades e seus problemas de saúde, o Santo Padre tem o estado de ânimo de um jovem de 20 anos", acrescentou.

Sobre a possibilidade de ter um Papa sem voz, o Presidente do Pontifício Conselho destacou que “ainda sem falar, o Papa guiará à Igreja”. Não é um problema "porque existem tantas formas de comunicar e pode escrever como está fazendo nestas horas", precisou.

Em suas declarações, o Cardeal revelou estar surpreso pela forma como o Papa reage positivamente a esta nova intervenção e que as notícias que chegam do hospital são otimistas. "Ver como está reagindo faz que pensemos de maneira otimista a respeito de seu futuro e o da Igreja", indicou.

Entretanto, o Cardeal aconselhou prudência para não “deixá-lo sair do hospital muito rapidamente”. “Nesta etapa de convalescença, terá que ser mais prudente e estar menos apressado”, disse o Cardeal Lozano fazendo referência a anterior hospitalização do Papa de 1 a 10 de fevereiro passado.