Em entrevista à Agência vaticana Fides o Ministro de Estado para a Harmonia inter-religiosa, e interinamente, para as Minorias Religiosas no Paquistão, o católico Akram Gill afirmou que o caso de Asia Bibi, a cristã condenada à morte devido à polêmica lei da blasfêmia, é uma de “nossas primeiras preocupações”.

Depois de que circularam notícias sobre maus-tratos sofridos na prisão por Asia Bibi, Gill escreveu uma carta e contatou o Superintendente da Prisão de Sheikupura (em Punjab), assim como o Ministro do Interior em Punjab, para pedir garantias específicas da tutela da saúde física e psicológica de Asia Bibi, afirma a nota da Rádio Vaticano em Português.

“Recebi respostas e garantias de que o incidente foi superado com a suspensão da agente da polícia envolvida – explica Gill à Fides – e de que as autoridades na prisão farão de tudo para garantir a Asia Bibi as melhores condições possíveis e a plena segurança, monitorando constantemente sua saúde física e psicológica”. “Até quando estaremos com ela, não lhe acontecerá nada de mal” – disse ao ministro.

Akram Gill se demonstrou confiante, mas continua preocupado porque o caso de Mumtaz Qadri - assassino do governador de Punjab, que confessou e foi condenado à morte – “está aquecendo novamente grupos e partidos religiosos fundamentalistas que ameaçaram de morte publicamente Asia Bibi e aqueles que trabalham por sua libertação”.

Não obstante estas ameaças, dirigidas também a membros das mais altas instituições, Akram Gill continua sua obra de defesa das minorias e em novembro estará na Europa para intervir no tema dos “direitos das minorias religiosas no Paquistão”, afirma também RV em português.