O Presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, Dom Claudio Maria Celli, chamou os comunicadores católicos a manterem acesa a luz do Senhor e continuar sua missão.

O Prelado fez este chamado durante a Missa de encerramento do 2° Congresso "Igreja e Cultura digital", organizado no Chile pela Rede Informática da Igreja na América Latina (RIIAL), que culminou esta quarta-feira.

Em sua homilia, Dom Celli recordou que a tarefa do católico é comunicar e "compartilhar a alguém o amor que temos por Jesus".

Do mesmo modo, como parte dos últimos eventos, a irmã paulina Joana Puntel (Brasil), expôs sobre "Organização estratégica comunicativa ante a sociedade digital", e afirmou que a mudança de paradigma no processo de comunicação exige uma transformação de mentalidade que inclui que o usuário-interlocutor esteja sempre atento a todas as mensagens.

Por sua parte, Silva Pellegrini, decano da Faculdade de Comunicações da Universidade Católica (Chile), falou sobre infoética e indicou que é muito complexo estabelecer soluções éticas a múltiplas expressões dentro da rede, que além disso crescem exponencialmente.

Finalmente, Christoph Dietz, da Catholic Media Council, disse que para que um projeto seja viável é importante concentrar-se em públicos específicos e partir de suas preferências comunicacionais. Também recomendou minimizar os riscos financeiros, melhorar a capacidade de gestão financeira e identificar quais projetos apresentar ante as agências estrangeiras.

Mais informação do congresso: www.riial.org/congreso