O Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Pe. Federico Lombardi, explicou as razões pelas quais o Papa Bento XVI usou uma plataforma móvel na Basílica de São Pedro para chegar até o altar no domingo 16 de outubro para celebrar a Missa de encerramento do encontro sobre nova evangelização realizado no fim de semana em Roma.

Em declarações a imprensa no dia 15 de outubro, o sacerdote disse que o fato de que Bento XVI use esta plataforma móvel procura "exclusivamente aliviar os esforços do Santo Padre, analogamente como o que acontece com o uso do papamóvel nas procissões que se realizam nos ambientes externos e na Praça de São Pedro".

A plataforma também brinda "uma maior segurança" ao Pontífice, acrescentou.

Em declarações ao grupo ACI este 20 de outubro, o sacerdote jesuíta confirmou que a plataforma usada pelo Santo Padre é a mesma que usou João Paulo II ao final de seu pontificado e descartou que Bento XVI a use porque sofra de alguma doença.

O Papa, disse o Pe. Lombardi, "não está doente".

Ao ser consultado pelo grupo ACI sobre se a plataforma voltará a ser usada, o sacerdote indicou que "é verossímil que em cerimônias similares, com uma longa procissão de ingresso à Basílica, seja usado o mesmo sistema".

Esta plataforma móvel, concluiu o sacerdote, "como vimos no domingo passado, também tem a vantagem de fazer o Papa mais visível para os fiéis porque ele fica em uma posição elevada".