Um grupo de médicos representantes de toda a Europa participará na sexta-feira 21 de outubro no Seminário "Sentido ou sem-sentido da fragilidade humana na sociedade européia contemporânea" que será desenvolvido na sede do Parlamento Europeu em Bruxelas, Bélgica.

O evento conta com o auspício dos representantes do Parlamento Europeu no campo da medicina e com a colaboração, entre outros, dos diretores da Federação Européia das Associações Médicas Católicas (FEAMC).

Entre os temas a ser tratados estarão: "A fragilidade no centro da humanização", "Cuidar da ‘fragilidade’ humana", "Energias e Fragilidades em nossos problemas econômicos e ecológicos", "A fragilidade no centro da economia contemporânea e da globalização".

A apresentação da conversa assinala que um dos desafios que a Europa deve confrontar é o fato de ter uma população cada vez mais envelhecida com o conseguinte problema de financiamento que gera.

Esse e outros problemas na Europa, acrescentam, expõe assim "a pergunta decisiva do sentido ou sem-sentido da fragilidade humana na sociedade européia contemporânea. O que aqui está em jogo resulta crucial, por contraste com as ideologias anti-humanistas que marcaram, durante estes três últimos séculos, dramaticamente a história de nosso continente europeu".

"A exigência de assumir jurídica e politicamente a vulnerabilidade humana, de forma não só negativa, requer, com efeito, que seja pense e traduzida de novo, de forma pragmática, em políticas realistas mas também inovadoras", prosseguem.

O cuidado das pessoas frágeis, conclui a apresentação, "aparece como constitutiva dos processos de humanização, partindo da responsabilidade da relação parental, passando pela malha humana das relações profissionais e sociais, e até chegar ao acompanhamento das pessoas anciãs".

Mais informação: http://www.meetings.be/colloquium/