Ao apresentar as conclusões do relatório da Comissão Mundial sobre a dimensão social da globalização, o presidente do Pontifício Conselho “Justiça e Paz”, Cardeal Renato Martino, afirmou que “agora é o momento de expor a questão do trabalho humano e sua dignidade”.

Durante o evento, realizado na Universidade Lateranense de Roma, em companhia do diretor do Escritório Internacional do Trabalho (OIT), Juan Somavia, o Cardeal sublinhou a necessidade de rediscutir as políticas e as instituições do governo mundial.

“O trabalho é, efetivamente, a chave da questão social, que hoje é uma questão mundial. O trabalho, reconhecido e apreciado, é o caminho para que o indivíduo possa sair de forma sustentável da pobreza absoluta e a chave para a mudança da sociedade e das instituições”, explicou o Cardeal.

“A possibilidade do trabalho transforma o pobre de ‘problema’ do qual terá que se encarregar em ‘recurso’”, acrescentou.

Do mesmo modo, o Cardeal apresentou um comunicado onde se resume o relatório. “O funcionamento atual da economia mundial adoece de desequilíbrios enraizados e persistentes que são inaceitáveis do ponto de vista ético e insustentáveis politicamente”, explica o texto.

“Para a maioria dos homens e mulheres do mundo, a globalização não responde a suas aspirações legítimas de ter um trabalho digno e um futuro melhor para seus filhos”, acrescenta.

A Comissão Mundial sobre a dimensão social da globalização foi instituída pela OIT em 2002 e o relatório se publicou em 2004.