Em seu discurso esta manhã aos bispos da Austrália em visita ad limina no Vaticano, o Papa Bento XVI os alentou a manter a santidade dos fiéis encomendados ao seus cuidados, guiando-os com humildade e "de forma irreprochável, pelos caminhos da fé católica".

O Santo Padre se referiu ao aumento de vocações ao sacerdócio e à vida religiosa registrado na Austrália como resultado da JMJ Sydney 2008, que dão prova "da vitalidade da Igreja à qual todos pertencemos e da importância imperecível da Boa Nova que deverá ser proclamar sempre de novo a cada geração".

Falando a seguir da Santa Mary Mac Killop, a primeira santa australiana, o Papa sublinhou que "a valente resposta às dificuldades as quais enfrentou durante toda sua vida também podem inspirar os católicos de hoje quando enfrentam a nova evangelização e os desafios que expõe a difusão do Evangelho na sociedade".

Bento XVI disse logo que "é certo que sua carga pastoral se tornou mais pesada devido aos pecados passados e às faltas de outros que, infelizmente, incluem também alguns sacerdotes e religiosos; mas a tarefa que lhes corresponde agora é a de seguir reparando os erros do passado com honestidade e abertura, com o fim de construir, com humildade e determinação, um futuro melhor para todos os afetados".

"Portanto, eu os animo a seguir sendo pastores de almas que, junto com seu clero, estejam sempre dispostos a dar um passo adiante no amor e a verdade pelo bem das consciências da grei confiada a vocês, buscando mantê-la em santidade, ensinando-a com humildade e levando-a, de forma irreprochável, pelos caminhos da fé católica".

O Papa também se referiu à importância da liturgia, especialmente agora que o mundo de fala inglesa conta com uma nova tradução do Missal Romano. Este disse o Papa, é "fruto da destacada cooperação entre a Santa Sé, os bispos e peritos de todo o mundo, propõe-se enriquecer e aprofundar o sacrifício de louvor devotado a Deus por seu povo".

"Ajudem o seu clero a acolher e apreciar este avanço para que, à sua vez, ajudem os fiéis a ajustar-se à nova tradução. Todos sabemos que a sagrada liturgia e suas formas estão gravadas profundamente no coração de cada católico", exortou.

Finalmente o Papa Bento XVI exortou os prelados a fazer "todo o possível para ajudar os catequistas e aos músicos, em seus âmbitos correspondentes, a conseguir que o Rito Romano seja celebrado em suas dioceses com maior graça e beleza, seja digno do Senhor e enriqueça espiritualmente a todos".