Neste 15 de outubro celebrou- se no Vaticano o encontro "Novos evangelizadores para a nova evangelização", onde a fundadora da congregação de vida comtemplativa Iesu Communio, Irmã Verônica Berzosa, quem emocionada por ver o Papa Bento XVI o abraçou em lugar de beijar o anel, como assinalam as normas de protocolo.

Em declarações ao grupo ACI, a Irmã Verônica, explicou que seu gesto foi devido a "muita emoção, porque ele é meu Pai".

A irmã Verônica é a Superiora Geral da Iesu Communio, a nova comunidade de clausura que surgiu das clarissas de Lerma na Espanha e que surpreendeu o mundo com uma explosão de vocações.

A Superiora chegou ao encontro acompanhada por três irmãs de seu instituto, Irmã Paloma, Irmã Blanca e Irmã Beatriz.

Seguindo o lema do encontro, "A palavra de Deus cresce e se difunde", Irmã Verônica expôs suas reflexões sobre "A espiritualidade e a vida interior", e mais tarde explicou ao grupo ACI, que o significado da nova evangelização é "viver o cristianismo no gozo".

No encontro também participaram o Presidente do Pontifício Conselho para a Nova Evangelização, Dom Rino Fisichella; o escritor e jornalista católico Vittorio Messori; o físico e astrônomo Marco Bersanelli; o Bispo Militar da Colômbia, Dom Fabio Suescún Mutis, quem falou sobre a história da evangelização na América Latina; e Jesus Colina, o presidente de Aleteia.org, o novo portal sobre questões católicas de internet.

Além disso, o tenor italiano Andrea Bocelli -quem se declarou católico de toda a vida-, interpretou um amplo repertório de canções entre as quais destacou-se a Ave Maria.

Ao ato assistiram uns oito mil participantes, entre membros de 30 conferências episcopais, representantes leigos e líderes da Europa, Estados Unidos e Canadá.

O Papa Bento XVI dirigiu sua Bênção Apostólica sobre todos os participantes e recordou que "a nova evangelização não é um privilégio, mas um compromisso que provém da fé. À pergunta que o Senhor faz aos cristãos: ‘a quem enviarei e quem irá por mim?’, respondam com a mesma confiança do Profeta e a mesma coragem: ‘Aqui estou Senhor, envie a mim’.

"Peço-lhes que se deixem moldar pela graça de Deus e corresponder docilmente à ação do Espírito do Ressuscitado. São sinais de esperança, capazes de olhar ao futuro com a certeza que provém do Senhor Jesus, quem venceu a morte e nos deu a vida eterna".

"Comuniquem a todos a alegria da fé com o entusiasmo que provém do ser movidos pelo Espírito Santo, porque Ele faz novas todas as coisas, confiando na promessa feita por Jesus à Igreja: ‘Saibam que eu estou convosco todos os dias, até o fim do mundo’", concluiu.