O Papa Bento XVI nomeou hoje o novo Núncio Apostólico nos Estados Unidos, o Arcebispo Carlo Maria Viganó; e o sacerdote David D. Kagan, como novo Bispo de Bismarck, também nesse país.

O novo Núncio era até agora Secretário Geral da Governadoria do Estado da Cidade do Vaticano. Ele sucede assim a Dom Pietro Sambi que faleceu no dia 27 de julho deste ano.

Dom Viganó nasceu em 16 de janeiro de 1941 em Varese (Itália). Foi ordenado sacerdote em 24 de março de 1968. Em 3 de abril de 1992 foi designado Núncio Apostólico para a Nigéria, recebendo a ordenação episcopal em 26 de abril seguinte.

No dia 4 de abril de 1998 foi designado oficial da Secretaria de Estado Vaticano. No ano 2009 ingressou na Secretaria da Governadoria do Estado Vaticano.

Por sua parte, Dom David D. Kagan nasceu em 1949 em Spring Grove (Estados Unidos). Estudou teologia no Pontifício Colégio Americano e na Universidade Gregoriana de Roma, e licenciou-se em Direito Canônico nessa mesma universidade.

Foi ordenado sacerdote em 1975 na diocese de Rockford (EE.UU). Foi vigário e administrador paroquial em diversas paróquias americanas, e professor de religião, presidente do conselho do presbitério e editor do semanário diocesano.

Desde 1994 é vigário geral e moderador da cúria. Ele sucede o Bispo Paul A. Zipfel, cuja renúncia ao governo pastoral da diocese foi aceita por limite de idade.

Para o governo pastoral da diocese, o Bispo eleito conta com a colaboração de 98 sacerdotes, 147 religiosos e 77 diáconos permanentes.