O Papa Bento XVI expressou suas condolências e elevou suas orações pelo sacerdote italiano Pe. Fausto Tenorio, assassinado na segunda-feira 17 de outubro no exterior de uma igreja da província de North Cotabato, no sul das Filipinas.

O sacerdote era membro do Instituto Pontifício para as Missões no Exterior (PIME), com sede em Roma. A polícia informou que se encontrava a bordo de seu automóvel quando recebeu três disparos fatais.

Em uma mensagem do Papa assinado pelo Cardeal Tarcisio Bertone, Secretário de estado do Vaticano, destaca-se que "o testemunho do Padre Fausto Tenorio foi o de um bom sacerdote, ardentemente crente, que por muitos anos se pôs ao serviço do povo filipino de modo valoroso e incansável".

A mensagem foi enviada ao Núncio Apostólico nas Filipinas, Dom Giuseppe Pinto. Sobre o assassinato, o jornal vaticano L’Osservatore Romano (LOR) assinala que o lamentável fato foi ecoado em centenas de agências de informação.

O LOR informa ademais dospêsames dos Bispos das Filipinas e do seu pedido para que as autoridades "realizem rapidamente as indagações para identificar e prender os participantes do crime".

Os funerais serão realizados na terça-feira 25 de outubro na Catedral de Kidapawan. As exéquias serão presididas pelo bispo Dom Rómulo de la Cruz, Bispo de Kidapawan, junto ao clero local.

O Pe. Fausto Tenorio será logo enterrado no cemitério local junto à tumba de outro sacerdote do PIME, o Pe. Tullio Favali, assassinado em 1985.