Com a presença do Presidente do México, Felipe Calderón, do Arcebispo de Cidade do México, Cardeal Norberto Rivera Carrera e do chefe de governo do Distrito Federal, Marcelo Ebrard, realizou-se a entrega da nova Praça Mariana da Basílica de Guadalupe que albergará milhares de fiéis.

O ato também contou com a presença do Núncio Apostólico, Dom Christophe Pierre, o Vigário Episcopal do Guadalupe, Pe. Enrique Glennie.

A nova Praça foi concluída graças à doação de mais de 700 milhões de pesos (52,3 milhões de dólares) do empresário Carlos Slim Helú, considerado o homem mais rico do mundo.

Conforme assinala o Sistema Informativo da Arquidiocese do México (SIAME), em seu discurso, o Cardeal Rivera agradeceu ao ex-chefe de governo da capital, Andrés Manuel López Obrador, pela "sensibilidade às necessidades dos peregrinos" ao ceder o terreno de quase 60 mil metros quadrados para desenvolver o projeto da Praça Mariana.

Logo ao dirigir-se a Slim Helú o Arcebispo destacou a sensibilidade do empresário de contribuir e permitir concluir esta obra.

"Nós estávamos sem esperança, não sabíamos como continuar esta obra que tínhamos começado, sua sensibilidade, seu grande coração nos ofereceu sua ajuda desinteressada para que isto se fizesse realidade... o Senhor não o pôs em meio de nós para que desse uma esmola, colocou-o no México para que você faça grandes obras, para que impulsione grandes projetos, para que nos faça sonhar e nos ensine sua perseverança no trabalho e sua grande inteligência para abrir novos caminhos".

O Presidente do México expressou também seu agradecimento pelo convite e destacou que "muitos, a maioria dos mexicanos encontram na Senhora Guadalupe sua identidade... somos guadalupanos".

O presidente Calderón considerou que a praça mariana será, junto ao Santuário de Guadalupe, um fator de integração social e manifestou seu desejo de que "os mexicanos de todo o mundo e os latino-americanos tenham aqui um lugar de encontro".

Praça Mariana

O projeto da Praça Mariana consta de quatro edifícios independentes cujo desenho é idêntico ao escudo pontifício do Beato João Paulo II.

A praça, desenhada pelo arquiteto Fernando Romero, é um complexo retangular divido em quatro áreas por uma cruz latina que terá como zona de trânsito e no quadrante inferior esquerdo (ao pé da cruz, como María no Gólgota), a imagem da Virgem de Guadalupe exercendo a dupla função de ser vitral para o edifício interior (criptas) e de projetar uma imagem luminosa da Guadalupana durante a noite.

Os quatro edifícios Evangelização, Criptas, Mercado e Museu Interativo são de dois níveis, os quais estarão vinculados por uma zona central de trânsito, uma zona de serviços públicos federais e dois estacionamentos: o geral para 290 veículos e o do mercado para 186 unidades.

Segundo o projeto integral o edifício de Evangelização contará com cinco salas com capacidade para 592 pessoas, um auditório principal para 798 assistentes, escritórios de atenção ao peregrino e de pastoral, assim como salas de reuniões e áreas de trabalho para agentes pastorais.

O edifício do Museu Interativo terá uma área de exposição de mais de 6 mil metros quadrados, lobby, vestíbulo e cafeteria e conterá ademais um centro de saúde com 16 consultórios, sala de espera e áreas administrativas. Este mesmo espaço albergará quatro locais comerciais e serviços diversos.

O Mercado estará localizado na zona oriental do complexo com 6 mil e 442 metros quadrados, na planta baixahaverá espaço para 261 locais e no primeiro piso 302 locais.

Finalmente, o coração sensível do projeto é o edifício de Criptas que se prevê albergará 53 mil e 144 criptas na planta baixa e 61 mil e 248 no primeiro piso.