O Presidente do Pontifício Conselho para a Nova Evangelização no Vaticano, Arcebispo Rino Fisichella, deu alguns detalhes do encontro "Novos evangelizadores para a nova evangelização", que será realizado em Roma no sábado 15 de outubro e contará com a participação do Papa Bento XVI.

Entre os mais de 8 mil participantes, entre membros de 30 conferências episcopais, representantes leigos e líderes da Europa, Estados Unidos e Canadá, encontram-se o tenor italiano Andre Bocelli e a irmã Verônica Berzosa, a Superiora Geral da Iesu Communio, a nova comunidade de clausura que surgiu das Clarissas de Lerma na Espanha que surpreendeu ao mundo com uma explosão de vocações.

Do Brasil, a comunidade Canção Nova, também se fará presente no encontro com uma reflexão conduzida por Luzia Santiago, no sábado pela manhã, e com a participação musical do cantor e missionário Dunga, no sábado à tarde.

O objetivo do encontro, explica Dom Fisichella em entrevista com o jornal vaticano L’Osservatore Romano, está em mostrar ao Papa que existe no mundo "milhares de milhares, talvez milhões, de fiéis que já estão trabalhando na nova evangelização".

O tema do evento, disse o Prelado vaticano, foi tomado do livro dos Atos dos Apóstolos: "A Palavra de Deus cresce e se difunde".

No encontro os diferentes delegados presentes poderão fazer suas respectivas contribuições sobre este tema que serão resumidos para ser entregues aos Bispos que participarão do Sínodo sobre nova evangelização em 2012.

Na tarde do sábado o tenor italiano Andrea Bocelli oferecerá um concerto no Sala Paulo VI do Vaticano, os presentes escutarão o testemunho da irmã Verônica Berzosa em cuja comunidade "já há mais de 150 jovens vivendo uma vida consagrada". Além disso, haverá duas intervenções mais nas que se refletirá sobre a cultura e a ciência.

Sobre a participação do Papa no encontro, o Arcebispo disse que o Santo Padre "tem no coração a nova evangelização, não só porque devemos a ele, como um ato profético, a instituição do novo Pontifício Conselho (criado em setembro de 2010), mas porque também em suas viagens, como fez na Alemanha, nos discursos profundos que pronunciou não deixou de sublinhar a importância".

O Arcebispo explicou que um dos projetos que será apresentado neste encontro é o website www.Aleteia.org sobre perguntas e respostas de fé, "ligado ao Pontifício Conselho das Comunicações Sociais. Além disso, estamos trabalhando no Enchiridion da nova evangelização, com todos os textos do magistério pontifício sobre o tema desde Pio XII até Bento XVI".

O Prelado também disse estão trabalhando neste texto para obter que tenha uma boa chegada entre todos os fiéis, e explicou que outra iniciativa é o chamado "projeto metropolitano" que busca promover a nova evangelização em 12 cidades importantes da Europa como Barcelona ou Bruxelas aonde a secularização é muito marcada.

Este projeto busca fazer que as catedrais dessas cidades sejam novos focos de evangelização "que acolhe e expressa o ensino da Igreja, que celebra a fé e que vive da caridade", conclui Dom. Fisichella.