A agência de notícias Zenit nomeou como seu novo diretor o veterano jornalista italiano Antonio Gaspari, quem assume o cargo logo depois da saída de Jesus Colina anunciada no fim de setembro.

Sobre o novo diretor da agência, Jesus Colina assinalou ao grupo ACI que "Antonio Gaspari é um amigo com quem colaboro desde 1992 e lhe desejo realmente o melhor. E que Zenit siga crescendo muito. Desejo-o de coração".

Em um recente comunicado, Gapari assinala que "honrado e orgulhoso de ter sido escolhido para guiar a redação internacional de Zenit, ponho-me humildemente ao serviço da boa comunicação. Nossa redação estará comprometida diariamente em descobrir e explicar o verdadeiro, o bom e o belo da vida da Igreja".

Antonio Gaspari nasceu em Cascia, região da Perugia na Itália, em 1955. É um jornalista perito em temas de meio ambiente. É o coordenador cientista do programa de Mestrado do Cientas Ambientais para a Universidade Européia de Roma, dirigida pela Legião de Cristo.

Em sua extensa carreira como jornalista, Gaspari escreveu para as publicações católicas italianas mais importantes como o jornal L’Avvenire, o semanário Tempi, a revista mensal Mondo e Missione e "Sí alla vita".

Gaspari é também Presidente da Associação de Cristãos para o Meio ambiente. É autor de vários livros em italiano como "ONU e Santa Sede, le ragioni del confronto" (A ONU e a Santa Sé, as razões de uma confrontação), "Da Malthus ao razzismo verde. Da Malthus al razzismo verde. La vera storia del movimento per il controllo delle nascite" (De Malthus ao racismo verde: A verdadeira história do movimento para o controle natal).

Do mesmo modo vem contribuindo com Zenit há bom tempo.