O encarregado da Seção a América Latina I da organização Ajuda à Igreja Necessitada (AIN), Xavier Legorreta, considerou que os católicos venezuelanos necessitam da assistência e oração para enfrentar a “importação” da revolução cubana.

Segundo o funcionário, durante o último ano, o Governo reduziu fortemente seu apoio e subsídio à Igreja, e expressou seu desejo de não ajudá-la mais. Estimou que muito em breve os católicos na Venezuela necessitarão de ajuda estrangeira, não só material mas também espiritual, e opinou que se necessita com urgência uma ofensiva de orações pela Igreja no país.

“Embora a situação não seja fácil de entender, há evidências que permitem afirmar que o presidente Hugo Chávez está usando a experiência de Cuba, e importando a revolução”, advertiu Legorreta após visitar o país.

“Atualmente existem 20 mil cubanos na Venezuela, a maior parte deles médicos e professores. Recentemente, o Governo comprou 100 mil metralhadoras a Rússia, para seus apenas 35 mil soldados; e os longos discursos e mensagens de Chávez são certamente meios de doutrinação”, precisou o funcionário.