O Santo Padre nomeou nesta segunda-feira, como Auxiliar do Patriarcado de Lisboa, Dom Nuno Brás da Silva Martins, que até então se desempenhava como Reitor do Seminário Maior Cristo Rei dos Olivais.

Segundo informou a Rádio Vaticano, Dom Martins nasceu em 12 de maio de 1963 em Vimeiro, Lourinhã, no Patriarcado de Lisboa. Estudou filosofia e teologia nos seminários do Patriarcado. Concluiu seu Doutorado em Teologia Fundamental na Pontíficia Universidade Gregoriana.

Foi ordenado sacerdote em 4 de julho de 1987, também no Patriarcado de Lisboa e no decorrer do seu ministério desenvolveu diversas atividades, entre elas Reitor do Pontíficio Colégio Português, em Roma.
 
Em declarações publicadas pelo site do patriarcado, Dom Nuno Brás diz que acolheu a notícia “com toda a serenidade e disponibilidade”.
“As funções são outras, mas continuo a ser Pastor. Vamos ver o que o Senhor me pede, na certeza de que a disponibilidade é a mesma”, assinalou.

O novo bispo auxiliar de Lisboa escolheu como lema episcopal ‘In Verbo Tuo’ (Na Tua Palavra).
“É a Palavra de Deus que se faz Carne e orienta toda a nossa vida de cristãos. É a Palavra de Deus que nos chama e nos dá força”, salienta.

O cardeal-patriarca, Dom José Policarpo, tinha como bispos auxiliares Dom Carlos Azevedo e Dom Joaquim Mendes, aos quais se junta agora Dom Nuno Brás, ressalta a nota da Agência Ecclesia do episcopado português.