O Bispo Auxiliar de Cidade o México (México), Dom Crispín Ojeda Márquez, expressou sua admiração pelos bispos dos países do Oriente Médio, pois o testemunho de fé deles apesar das perseguições enche de esperança o restante de católicos.

Em declarações ao Sistema Informativo da Arquidiocese do México (SIAME), o Prelado se referiu ao curso para bispos novatos que realizado no Vaticano de 7 a 16 de setembro.

"Particularmente me surpreendeu o testemunho dos bispos do oriente médio pois são parte de uma Igreja mártir, estão sofrendo muito por sua fé. É uma Igreja perseguida fortemente; e a todos impactaram as notícias e o testemunho que estes bispos deram nessa parte do mundo", assinalou.

Dom Ojeda disse que o resto de bispos ficaram "impactados e tristes" pelos testemunhos, "mas também cheios de esperança pois eles refletiam confiança em meio da perseguição. Foi um dos aspectos mais importantes deste encontro e, acredito, a todos infundiu muita esperança".

Do mesmo modo, relatou seu encontro com o Papa Bento XVI. O Papa, recordou, afirmou que segue pendente dos problemas que o México enfrenta e enviou sua bênção e orações pelo povo mexicano.