Logo depois do protesto de centenas de católicos em Medellín, a Universidade São Boaventura (USB) que pertence aos franciscanos, decidiu cancelar uma série de eventos promocionais da ideologia de gênero e a agenda do grupo LGBT (lésbicas, gays, transexuais e bissexuais) programados em seu campus.

Os eventos formavam parte da Cadeira Aberta da USB e foram começar na sexta-feira 23 de setembro com uma conferência sobre ideologia de gênero a cargo do antropólogo Walter Alonso Bustamente Coberta, catedrático da USB, e um show de um conhecido travesti.
A programação destes eventos suscitaram o envio de uma carta de protesto da parte de Fernando Vélez, condutor do programa radial “Medio a Medio” e membro da Rede Antioquia Pró-vida, dirigida ao professor Carlos Cardona, coordenador da Cadeira Aberta da USB.

Centenas de pessoas se aderiram à carta através da emissora de rádio e lamentaram que em uma universidade católica fosse permitida a difusão da ideologia de gênero, "promovida por grupos radicais (LGBT, feministas, pró-abortistas, etc.) na cidade e no país, todos eles bem alinhados com organismos internacionais e governos locais que procuram uma ‘re-engenharia humana’".

A missiva e o protesto obtiveram que o irmão franciscano Miguel Ángel Builes Uribe, reitor da USB, dispusera o cancelamento definitivo de todos os eventos sobre esta temática na Cadeira Aberta para o que resta do ano 2011.

A carta de Vélez explica que com a ideologia de gênero "a natureza é substituída por ‘construções culturais’ onde finalmente o ser homem (masculino) ou mulher (feminino), o conceito de família, etc., dilui-se em algo etéreo e confuso que dá capacidade a qualquer tipo de construção subjetiva".

O protesto obteve que Cardona ordenasse o cancelamento definitivo dos eventos do dia 23 de setembro, o que causou três dias depois a renúncia de Bustamante que acusou os católicos de protagonizarem "um violento boicote" e considera que o cancelamento dos eventos "distancia-se do caráter humanista próprio do ser franciscano".

O ex-catedrático argüiu que se não obtiver permissão para difundir a ideologia de gênero na USB, então este não seria seu lugar “para o desempenho acadêmico e profissional".

A carta de Fernando Vélez com data de 23 de setembro alertava também que os eventos de promoção da ideologia de gênero estão em contradição com o que "a USB está chamada a ser" em cujos princípios se definem como "um centro de vida" que "promove a presença cristã no mundo universitário diante dos grandes problemas da sociedade e da cultura".