Durante a oração do Ângelus dominical do bairro industrial da região italiana de Lamezia Terme, o Papa Bento XVI pediu aos presentes que vivam o exemplo dos Santos de renovar o mundo.

O Santo Padre realizou ontem sua 25ª visita pastoral dentro da Itália. Esta vez ele foi à região calabresa de Lamezia Terme e Serra San Bruno sob o lema “Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, caminhe!”.

Diante de milhares de fiéis, o Santo Padre recordou que “a fé dos Santos renova o mundo! Com a mesma fé, também vós, renovai hoje vossa amada Calábria!”.

O Santo Padre convidou a renovar a fé na oração constante à Virgem Maria, “à luz dos ensinos do Concílio Vaticano II, da Sé Apostólica e de seus pastores”.

Ele dirigiu-se aos fiéis da Calábria para animá-los a confiar em Maria, para que sua comunidade diocesana “caminhe unida na fé, na esperança e na caridade. A Mãe da Igreja vos ajuda a ter sempre no coração a comunhão eclesiástica e o compromisso missionário”.
“Dirijamo-nos com filial devoção à Virgem Maria, que neste mês de outubro veneramos em particular com o título de Rainha do Santo Rosário”.

A Calábria, situada ao sul da Itália, é a região italiana mais afligida pela máfia, pela violência, pelo crime e o desemprego. A Ndràngheta, nome pelo qual é conhecida a máfia calabresa, é uma das mais fortes e perigosas organizações criminosas do país, a qual tem ademais uma prolongação no exterior.

“Invocamos a intercessão de Maria também pelos problemas sociais mais graves deste território e de toda a Calábria, especialmente o trabalhista, da juventude e da proteção das pessoas deficientes, que requerem uma maior atenção da parte de todos, em particular das instituições”, exortou.

“Em comunhão com seus bispos, animo-vos em particular a vós, fiéis leigos, a não fazer faltar vossa contribuição de competência e de responsabilidade para a construção do bem comum”, concluiu.

O Papa Bento XVI escolheu estas datas para viajar à Calábria em homenagem ao Beato João Paulo II, quem também visitou a região27 anos atrás.