O Bispo de Lamezia Terme, Dom Luigi Antonio Cantafora, explicou que a visita Pastoral do Papa Bento XVI é bálsamo de paz para a população da região italiana da Calábria, a zona do país mais afligida pela máfia, pela violência, pelo crime e o desemprego.

A Calábria se encontra ao sul da Itália e ainda sente a influência da máfia italiana. A Ndràngheta, como se conhece a máfia calabresa, é uma das mais fortes e perigosas organizações criminosas do país, que conta ademais uma prolongação no exterior.

Este domingo 9 de outubro, o Papa Bento XVI realiza sua 25ª viagem pastoral dentro da Itália a Lamezia Terme e Serra San Bruno, sob o lema: “Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno: Caminhe!”, para recordar aos jovens a importância de atuar sempre sob a guia dos valores cristãos no combate contra o crime organizado.

Em uma entrevista concedida ao L’Osservatore Romano, Dom Cantafora indicou que a visita do Papa “é um bálsamo ante as múltiplas armadilhas, e sabemos que trará a palavra iluminadora e inspiradora de compromisso para a melhoria das pessoas e do território”.
“O crime organizado obstaculiza, aqui como em outro lugares, o desenvolvimento da economia, mas também da liberdade e da democracia”, lamentou o Bispo. Mas “as encíclicas do Santo Padre, e em especial a última, Caritas in Veritate, de modo inequívoco chamam os cristãos a interessar-se pelo bem comum”.

Dom Cantafora considerou que a visita do Papa ajudará aos jovens de sua região à reflexão.

Como Igreja, “estamos trabalhando muito na formação das consciências, e colaboramos também com outras agências na educação para a legalidade. É preciso reconstruir a malha social e voltar a dar esperança a partir de gestos concretos, de sinais eficazes embora pequenos”, concluiu.